A Ypetro Distribuidora de Combustíveis obtém todas as licenças dos Órgãos Ambientais Oficiais como, IBAMA e SEMACE, comprovando seu total comprometimento com a preservação do meio ambiente, possuindo em suas instalações procedimentos de segurança para evitar qualquer derramamento ou contaminação dos produtos manuseados. O processo conta ainda com um sistema de proteção e combate a incêndio (com reserva técnica de 210 mil litros de água), assim como sistema de canhões com líquido gerador de espuma e proteção contra descargas atmosféricas.

Além da segurança fiscal, os produtos são rigorosamente analisados por equipamentos de ponta em seu laboratório de acordo com as diretrizes da Agência Nacional de Petroleo (ANP), e Corpo de Bombeiros do Ceará.

Promover a prevenção e a educação ambiental são objetivos que norteiam o programa sócio ambiental  do Grupo Telles, do qual a Ypetro faz parte. Através deste programa, um conjunto de ações foi posto em prática desde 2008. entre as medidas adotadas, uma das mais importantes é de reaproveitar e reciclar os subprodutos provenientes de todas as indústrias do Grupo Telles. O programa sócio ambiental também resultou na criação das seguintes ações:

Instituto Natureza Viva

Um dos exemplos de apoio do Grupo Telles ao meio ambiente está concretizado no Instituto Natureza Viva (INV), organização sem fins lucrativos, fundado em Março de 2006 e reconhecida pelo Governo Federal como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Tendo como atividade fim de educação, preservação e conservação do meio ambiente, o INV atua no sentido de promover o desenvolvimento sustentável por meio de pesquisas e desenvolvimento de projetos.

Escola para Adultos

Para a capacitação e qualificação de seu quadro funcional, o Grupo Telles mantém o programa Escola para Adultos em suas unidades de Pindoretama (CE) e em Ceará Mirim (RN). Além das aulas diárias de alfabetização e inclusão do ensino, também são ministradas aulas de ética, política e cidadania. O programa está em atividade desde 2010.

A unidade de Pindoretama mantém o projeto de ensino fundamental, resultado da parceria com a Prefeitura do Município, e com o projeto Brasil Alfabetizado, mantido pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC).