Usina de biodiesel será inaugurada em 2017

Em Jaguaruana, às margens do rio Jaguaribe, o Grupo Telles irá inaugurar, já no primeiro semestre de 2017, a Usina de Biodiesel. O empreendimento sela mais um novo e importante passo em direção à integração do agronegócio com a geração de energia no Grupo. Inicialmente, a nova usina fornecerá biocombustível para caminhões e tratores agrícolas que atuam na unidade produtora da Agropaulo, empresa do Grupo também situada nesse município cearense. No entanto, a meta é credenciar a usina junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP) para que o biocombustível chegue a todo o mercado via distribuidoras. Entre estas, a própria Ypetro, distribuidora de combustíveis do Grupo Telles, que já trabalha principalmente com o etanol. Paulo Telles Neto, diretor de Planejamento do Grupo Telles, explica que o investimento de R$ 5 milhões feito na Usina de Biodiesel deverá ser recuperado em cerca de oito anos. Apesar de não arriscar previsões, a expectativa é que a usina receba investimentos em expansão. “Inicialmente, teremos uma capacidade de produção de 20 mil litros do combustível por dia de funcionamento, mas a planta da nova unidade do Grupo Telles está sendo construída com a possibilidade de dobrar sua capacidade de produção. O objetivo é fornecer biodiesel para as distribuidoras do Ceará”, revela.

 

Potencial

O óleo diesel adquirido pelo consumidor final brasileiro leva, em sua formulação, cerca de 7% de biodiesel, o que representa um potencial de mercado considerável para o Grupo Telles. Entre outras composições, o biodiesel pode ser produzido a partir de dois insumos, cuja produção dominada e garantida pela Agropaulo, empresa do Grupo: o etanol e a soja. O primeiro é produzido na própria unidade da empresa em Jaguaruana, otimizando assim custos de logística com transporte e armazenamento. Já a soja é produzida no Estado do Tocantins também pela Agropaulo.

“A cadeia de produção assim formada: a usina receberá a soja produzida em uma fazenda nossa, localizada em Tocantins. Já o álcool que a abastecerá será produzido na nossa indústria de etanol, em Jaguaruana”, detalha Telles Neto. “Da união dos dois produtos mais a adição de catalizadores chega-se ao produto final, o biodiesel. Uma vez credenciados junto à ANP, poderemos participar dos leilões de venda de biodiesel, além de fornecer para a Ypetro.”